Artilheiro do Brasileiro 2016 pode ter pior número de gols dos últimos dez anos

Faltando duas rodadas para o final da competição, veterano Fred lidera a briga com apenas 14 gols marcados

por Daniel Camargo

Campinas, SP, 23 (AFI) – Após o fiasco na Copa do Mundo do Brasil em 2014, todos passaram a criticar o futebol brasileiro, entendendo que a renovação já não acontecia com a mesma qualidade de outras épocas. Atualmente, o país vive um momento de êxtase com os resultados da Seleção que, após a chegada do técnico Tite vem resgatando o orgulho e a vontade de torcer pelo Brasil. Contudo, há alguns anos especialistas apontam posições nas quais estamos mais carentes, entre elas estão o clássico camisa 10 e um número nove de ofício. Prova disso, é que o experiente Fred lidera a corrida pela artilharia no Campeonato Brasileiro e pode conquistar tal prêmio com o menor número de gols marcados nos últimos dez anos.

Artilheiro por onde passou, Fred, de 33 anos, chegou ao Atlético-MG em junho passado, após ter tido problemas com o então técnico do Fluminense, Levir Culpi. Desde a sua chegada, o atacante tem mostrado seu faro de gol. No nacional, o jogador lidera a briga pela artilharia, com 14 gols anotados até aqui. Na vice-artilharia e na terceira colocação aparecem outros dois experientes jogadores: Diego Souza (Sport) e Robinho (Atlético-MG).

Fred pode ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro pela 3ª vez na história (Foto: Getty Images)
Fred pode ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro pela 3ª vez na história (Foto: Getty Images)

EXPERIÊNCIA
Destaque do Leão, Diego Souza é um meia que chega bem ao ataque, tendo deixado sua marca em 13 oportunidades – além da quantidade de gols, o jogador chama a atenção pelos gols bonitos, a exemplo dos anotados na vitória diante do Grêmio, em Porto Alegre. Companheiro de Fred no Galo, o ‘Rei das Pedaladas’ nunca foi um artilheiro, sempre destacou pelos dribles e pelas assistências, mas nesta edição do Brasileiro tem sido bastante efetivo – ele já balançou as redes 12 vezes.

Apenas na quarta posição surgem jogadores da nova geração. Estão empatados com 12 gols, William Pottker, da Ponte Preta e, Gabriel Jesus, destaque do Palmeiras e atual camisa 9 da Seleção Brasileira. O atacante da Macaca tem 22 anos de idade, enquanto a revelação do Verdão tem apenas 19. Obviamente, os números podem aumentar, pois, ainda faltam duas rodadas para o final da competição.

GRANDES NOMES
Maior vencedor da história do futebol mundial, o Brasil sempre produziu grandes jogadores em todas as posições. No ataque, atletas das mais diversas características já encantaram o nosso torcedor. Entre os maiores estão sem sombra de dúvida, Careca, Coutinho, Reinaldo, Roberto Dinamite, Ronaldo ‘Fenômeno’, Romário, Serginho Chulapa, César Maluco,...

Confira abaixo a lista dos artilheiros do Campeonato Brasileiro nos últimos dez anos:

2006 - Souza (Goiás) – 17 gols
2007 - Josiel (Paraná) – 20 gols
2008 - Keirrison (Coritiba), Kléber Pereira (Santos) e Washington (Fluminense) – 21 gols
2009 - Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG) – 19 gols
2010 - Jonas (Grêmio) – 23 gols
2011 - Borges (Santos) – 23 gols
2012- Fred (Fluminense) – 20 gols
2013 - Éderson (Atlético-PR) – 21 gols
2014 - Fred (Fluminense) – 21 gols
2015 – Ricardo Oliveira (Santos) – 20 gols