Leitura labial indica que inspetor avisou árbitro de gol impedido no Fla-Flu

A polêmica na partida entre Fluminense e Flamengo, na última quinta-feira, em Volta Redonda (RJ), continua

por Agência Estado

Rio de Janeiro, RJ, 16 - A polêmica na partida entre Fluminense e Flamengo, na última quinta-feira, em Volta Redonda (RJ), continua. A dúvida sobre a interferência externa no lance de gol do zagueiro Henrique, anulado pelo árbitro Sandro Meira Ricci, foi posta em xeque no programa "Esporte Espetacular", da Rede Globo, neste domingo. Segundo leitura labial efetuada por um especialista, o inspetor da arbitragem Sérgio Santos teria dito ao juiz:

"A TV sabe. A TV sabe que não foi".

Em seguida, ele afirma para os jogadores que se reuniam em volta do árbitro que "não sei mais de nada, não sei mais nada". Logo na sequência, Sandro Meira Ricci faz um sinal de positivo com a cabeça e o assistente (que havia apontado impedimento inicialmente) afirma: "pode deixar".

DEMOROU MUITO
A leitura labial ainda mostra o assistente falando para Sandro Meira Ricci:

"Presta atenção, ainda tem gente aqui (reclamando da confusão), presta atenção, o gol é impedido, é impedimento".

A decisão foi tomada após uma conversa final entre o árbitro e seus assistentes. "Pra mim, está impedido. Dá o impedimento", disse o auxiliar Emerson Carvalho.

No final, para revolta dos jogadores do Fluminense, o árbitro decide anular o gol, justificando para os capitães Réver e Gum:

"Agora, é mais difícil explicar o que aconteceu, tá? Gum, a gente está fazendo o melhor, filho. Ô, filho, não faz isso, não. A gente está fazendo o melhor".

No começo da confusão, os jogadores do Flamengo também tentaram pressionar o árbitro alegando que a televisão mostrou que existiu o impedimento: "Aqui, ó, na televisão estava, sim! Estava, sim, estava, sim. Na televisão estava", gritou o zagueiro Rafael Vaz. "Estava impedido. A televisão falou", disse o lateral-esquerdo Jorge.

FLUMINENSE ESPERA
O Fluminense espera provar que existiu interferência externa e anular a partida. O regulamento proíbe qualquer tipo de informação ao árbitro da partida, que deve tomar as decisões baseadas no que ele e seus assistentes enxergam.

Em um caso semelhante, o Palmeiras recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar cancelar um jogo contra o Internacional em 2012, ano que o clube paulista foi rebaixado. Na ocasião, o árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento foi informado pelo quarto árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima que o gol do argentino Hernán Barcos foi de mão.