Chapecoense 3 x 0 Sport - Despedida melancólica de Oswaldo de Oliveira

O Sport foi atropelado pela Chape na abertura da 30ª rodada; o jogo foi o último de Oswaldo de Oliveira no comando do Sport

por Agência Futebol Interior

Chapecó, SC, 12 (AFI) – Chapecoense e Sport abriram a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro na manhã desta quarta-feira de feriado. Jogando na Arena Condá, Chapecoense e Sport fizeram um jogo movimentado, mas a Chape conseguiu se encontrar em campo no decorrer do jogo e venceu por 3 a 0. A partida marcou a despedida do técnico Oswaldo de Oliveira do comando do Sport, de forma melancólica.

Com a vitória, a Chapecoense chega a 41 pontos ganhos e assume, pelo menos momentaneamente, a 10ª posição na tabela. Com poucas chances de rebaixamento, a Chape deve focar agora na Copa Sul-Americana. O Sport segue com 34 pontos e fica em situação complicada. Uma vitória do Inter no decorrer da rodada colocará o Leão na zona de rebaixamento.

Depois de seis meses, o técnico Oswaldo de Oliveira fez nesta quarta-feira a sua última partida no banco de reservas do Sport. O treinador acertou com o Corinthians e assume o time paulista a partir desta quinta. O Sport já está apalavrado com Ederson Moreira, treinador do América-MG, mas ainda não fez o anúncio oficial do substituto de Oswaldo.

MOVIMENTADO
A partida começou com um postura muito participativa de ambos os times. Aos quatro minutos, Kempes quase finalizou com perigo para a Chapecoense, mas a zaga cortou antes. O Sport respondeu com cruzamento perigoso de Gabriel Xavier, que passou por todo mundo. Aos 10, a Chape chegou pela esquerda novamente em um cruzamento para a área. Ananias subiu nas costas da zaga e escorou cruzado de cabeça, mas a bola foi para fora.

Chape despacha o Sport em casa e fica confortável na tabela
Chape despacha o Sport em casa e fica confortável na tabela

O Sport começou a crescer no jogo. Aos 12, Rodney Wallace driblou dois e bateu forte de fora da área. Danilo fez uma boa defesa. O Leão tornou a chegar com perigo. Aos 19, um cruzamento perigoso na área quase deu em gol. E aos 25, Everton Felipe bateu fraco para o gol cruzado, mas a bola assustou o gol de Danilo.

Mas na segunda metade do primeiro tempo a Chape voltou a crescer no jogo. A resposta veio aos 26 com a chance mais perigosa da primeira etapa. O zagueiro Ronaldo Alves errou o tempo da bola e ela sobrou para Ananias, que disparou e cruzou para Kempes. Ao estilo centroavante, Kempes tocou de bico nela, mas Magrão pulou para fazer uma grande defesa.

Mas o gol da Chapecoense na primeira etapa ainda estava por vir. Como sempre perigoso na bola parada, Cleber Santana cobrou escanteio perigoso aos 43 minutos e o zagueiro Thiego subiu sozinho na pequena área para cabecear e marcar para Chape.

AMPLIOU
Com Ananias querendo o gol, a Chapecoense voltou embalada para o segundo tempo. Logo aos 6 minutos, o atacante se antecipou ao zagueiro Matheus Ferraz e cabeceou forte, mas a bola foi para fora. O gol do atacante veio na sequência, aos 11 minutos. Alan Ruschel fez boa jogada pela esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou forte para Ananias, que apareceu na segunda trave para marcar.

Para complicar ainda mais a vida do Sport, o meia Gabriel Xavier, que já tinha levado cartão amarelo, cometeu falta dura e acabou expulso aos 23 minutos. O ritmo de jogo diminuiu na metade final do segundo tempo e as chances se tornaram escassas.

Já em ritmo de treino na reta final do jogo, a Chapecoense ainda foi buscar mais um. Aos 40, Biteco pegou rebote na área e quase marcou para a Chape. Mas o gol mesmo veio aos 44. Hyoran gingou na esquerda e bateu firme para o gol, Magrão espalmou e a bola sobrou fácil para Kempes marcar.

PRÓXIMOS JOGOS
A Chapecoense volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo às 17h. O Verdão enfrentará o Cruzeiro no Estádio Mineirão pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Também no domingo, às 19h30, o Sport recebe o Vitória na Ilha do Retiro.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
30ª rodada
Data
12/10/2016
Horário
11h00
Local
Arena Condá - Chapecó (SC)
Árbitro
Marcelo Aparecido R de Souza (SP)

Renda
R$ 62.850,00
Assistentes
Alex Ang Ribeiro (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)

Público
6.104 pagantes
Cartões Amarelos
Chapecoense-SC: Sérgio Manoel
Sport-PE: Gabriel Xavier, Rogério

Cartões Vermelhos
Sport-PE: Gabriel Xavier
Gols
Chapecoense-SC: Thiego 43' 1T, Ananias 11' 2T, Kempes 44' 2T
Chapecoense-SC
Danilo;
Gimenez, Thiego, Neto e Dener Assunção;
Sérgio Manoel, Matheus Biteco, Cleber Santana (Lucas Gomes) e Alan Ruschel (Arthur Maia);
Kempes e Ananias (Hyoran)
Técnico: Caio Júnior
Sport-PE
Magrão;
Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Matheus Ferraz e Rodney Wallace; Rithely, Paulo Roberto, Diego Souza (Vinícius Araújo), Gabriel Xavier e Everton Felipe (Apodi);
Rogério (Edmílson).
Técnico: Oswaldo de Oliveira