Atlético-MG x América-MG - Clássico vale mais do que três pontos no Brasileirão

Galão da Massa ainda pensa em título da competição, enquanto Coelhão pretende se manter na elite nacional

por Agência Futebol Interior

Belo Horizonte, MG, 12 (AFI) - Atlético Mineiro e América Mineiro fazem o clássico nesta quinta, às 19h30, no Mineirão, pela 30ª rodada do Brasileirão, com o objetivo de continuarem sonhando. O Galão da Massa ainda pensa em título da competição, enquanto o Coelhão pretende se manter na elite nacional. A vida de ambos, porém, é bastante complicada.

O Atlético é terceiro colocado com 53 pontos, sete a menos do que o líder Palmeiras, que está três à frente do Flamengo, vice-líder. O América, por outro lado, é o lanterna com somente 21 pontos, a 13 do Sport, primeiro fora do Z4 - o Leão da Ilha do Retiro já perdeu para a Chapecoense na rodada.

Galo e Coelho já se enfrentaram várias vezes na temporada. Primeiro, morreram abraçados na primeira fase da Primeira Liga. Depois, americanos comemoraram o título estadual. Por fim, atleticanos venceram a partida do primeiro turno do Campeonato Brasileiro por 1 a 0.

Galão e Coelhão já se enfrentaram várias vezes na temporada
Galão e Coelhão já se enfrentaram várias vezes na temporada

O GALÃO
O meio-campista Dátolo é desfalque certo do Atlético Mineiro para o jogo. Nesta terça-feira, exames confirmaram lesão muscular na coxa esquerda do jogador, que não tem prazo certo para voltar ao time. Por outro lado, o atacante Luan participou das atividades desta terça, assim como fez na segunda. No entanto, não sabe se voltará a ser relacionado pelo treinador para o jogo desta quinta. Por fim, Rafael Carioca e Cazares, que serviram as respectivas seleções nacionais, dependem de avaliação física para serem titulares.

“É um adversário que a gente enfrentou muitas vezes esse ano, na Primeira Liga, no Campeonato Mineiro e no próprio Brasileiro. Então, é um time que a gente já conhece e os jogos são muito difíceis. Então, é ter extremo cuidado, bastante cutela e, ao mesmo tempo, agressividade, com intenção de vencer”, disse o meio-campista Júnior Urso.

“Com todo respeito ao América, temos que ir para cima tentar fazer nosso papel porque o mando de campo é nosso e a gente está brigando por coisas grandes. Independente do adversário que vamos enfrentar, precisamos dar o melhor para vencer”, completou.

O COELHÃO
O América Mineiro terá dois desfalques na defesa. Os zagueiros Alison, que se recupera de lesão, e Roger, que fraturou o nariz no final de semana, contra o Palmeiras, são as baixas confirmadas. Assim, o miolo de zaga deve ser formado por Messias e Éder Lima. Por outro lado, o lateral-direito Jonas está de volta e deve ser titular. No ataque, somente Matheusinho está confirmado – ele deve fazer parceria com Michael, mas Nixon e Osman estão no páreo pela vaga

“O Atlético faz um grande campeonato e vem brigando pelo título da competição. Precisamos fazer um jogo equilibrado para sair do Mineirão com um grande resultado. É um clássico e temos que ter atenção máxima para buscar a vitória”, afirmou Jonas.

“Matematicamente ainda temos chances de escapar do rebaixamento, mas temos que pensar jogo a jogo. Cada partida para nossa equipe é decisiva. Precisamos fazer grandes jogos nesta reta final de Série A e honrar esta camisa até o fim”, completou.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
30ª rodada
Data
13/10/2016
Horário
19h30
Local
Mineirão - Belo Horizonte (MG)
Árbitro
Raphael Claus - SP (FIFA)

Renda
R$ 766.625,00
Assistentes
Rogerio Pablos Zanardo - SP (ASP-FIFA) e Danilo Ricardo Simon Manis - SP (ASP-FIFA)

Público
30.411 pagantes
Gols
Atlético-MG: Fred 36' 1T, Carlos César 20' 2T, Lucas Pratto 39' 2T
Atlético-MG
Victor;
Carlos César, Erazo, Leonardo Silva, Fábio Santos;
Rafael Carioca (Yago), Júnior Urso, Otéro;
Robinho (Patric), Clayton (Lucas Pratto) e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira
América-MG
João Ricardo;
Jonas, Éder Lima, Messias (Claudinei), Gilson;
Juninho, Leandro Guerreiro, Ernandes, Tony (Danilo Barcelos);
Osman e Nixon (Mathuesinho).
Técnico: Enderson Moreira