Corinthians x Palmeiras - Quem manda no Itaquerão?

Dos três jogos que fizeram dentro da Arena, o Timão venceu uma, Palmeiras outra e a semifinal do Paulistão 2015 terminou empatado

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 16 (AFI) - Caldeirão do Timão ou 'Salão de festas' do Verdão? Corinthians e Palmeiras fazem o clássico neste sábado, às 16h, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, para definir quem se dá melhor quando jogam no Itaquerão. O duelo ainda vale a liderança por parte do time alviverde e o G4 para os Alvinegros, que estão sob pressão, principalmente Cristovão Borges, este na corda bamba.

No primeiro confronto entre os dois dentro da Arena, o Corinthians levou a melhor e venceu por 2 a 0. No ano seguinte, 2015, empate por 2 a 2, no Campeonato Paulista, que rendeu ao Palmeiras uma vaga na final pelas penalidades máxima. No mesmo ano, pelo Brasileirão, a equipe alviverde derrotou o rival por 2 a 0.

O Palmeiras, inclusive, defende a maior série invicta contra o arquirrival nesta década. São cinco jogos, com dois empates e três vitórias, fator que pode ser usado pelo Corinthians para impulsionar o time no clássico.

Voltando ao Brasileirão, o Palmeiras é o líder, com 48 pontos, um a mais do que o Flamengo. Já o Corintians aparece em quinto, com 41. Quarto colocado, o Santos tem 42.

LÁ VEM O TIMÃO!
O Corinthians vai para o duelo diante do Palmeiras com duas dúvidas. O zagueiro Vilson não treinou na manhã desta sexta-feira para fazer fortalecimento muscular. A definição de sua escalação ficou para minutos antes da partida. Se não tiver condição, Yago será o escolhido para formar dupla com Balbuena.

A lateral-esquerda também é um suspenso. Uendel está em fase final de transição e deve ir para o jogo, mas Guilherme Arana está de sobreaviso e tem chances de aparecer entre os titulares. Por outro lado, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel estão de volta. Ambos, porém, devem começar no banco de reservas.

Fagner desfalca Corinthians contra Palmeiras
Fagner desfalca Corinthians contra Palmeiras

Convocado nesta sexta-feira para defender as cores da seleção, o lateral Fagner está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e desfalca o Corinthians. Léo Príncipe, seu substituto direto, já foi confirmado no setor.

"Uma grande oportunidade, sabemos disso, necessitamos nos aproximar da ponta. Oportunidade boa e grande, independente do momento que passamos. Demos uma crescida, apresentamos boas coisas, principalmente na última partida. Estamos confiantes", declarou o técnico Cristovão Borges nesta sexta-feira.

"Respeito existe sempre, não só por ser o Palmeiras líder, mas por ser adversário. Vamos jogar da mesma forma, dentro ou fora de casa. Isso eu prego e acho que tem que ser assim. Equipe de nível como o Corinthians não pode mudar de comportamento dentro ou fora", analisou.

SEM JESUS, MAS COM FÉ!
O Palmeiras tem apenas uma dúvida para o clássico deste sábado diante do Corinthians, no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro. Sem poder contar com Gabriel Jesus, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Flamengo, o técnico Cuca fez mistério em relação ao seu substituto. Na defesa, no entanto, confirmou Edu Dracena na vaga de Vitor Hugo, também suspenso.

"O Edu entra na zaga, como jogou em Porto Alegre (contra o Grêmio). Na frente, temos esta dúvida, ainda não definimos. Perdemos o Gabriel pelo terceiro cartão. Vamos usar o tempo para estudar o adversário e depois definir o jogador que vai jogar", declarou Cuca nesta sexta-feira.

Gabriel Jesus desfalca o Palmeiras diante do Corinthians
Gabriel Jesus desfalca o Palmeiras diante do Corinthians

A briga para ocupar o lugar de Jesus deve se resumir a dois jogadores. O treinador indicou que Barrios e Leandro Pereira disputam a vaga. "O Barrios é um centroavante fixo. Nós temos o Leandro, que é um centroavante mais de velocidade e podemos escolhê-lo também."

A declaração de Cuca causou estranheza por ele nem considerar, inicialmente, outras opções bastante utilizadas ao longo deste Brasileirão, como Erik e Rafael Marques. Somente quando perguntado sobre os jogadores, o treinador os incluiu entre as alternativas para substituir Jesus. No entanto, indicou que a vaga deve ser mesmo de Leandro Pereira ou Barrios.

"O Erik pode voltar, está treinando bem, é uma opção para os jogos. É um menino que a gente tem toda confiança nele, assim como o Rafael. Apesar de não ser centroavante, ele atuou na função quando não tivemos o Leandro e o Barrios. Mas hoje temos os dois", disse.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
26ª rodada
Data
17/09/2016
Horário
16h00
Local
Arena Corinthians - São Paulo (SP)
Árbitro
Heber Roberto Lopes - SC

Renda
R$ 2.344.829,00.
Assistentes
Kleber Lucio Gil - SC e Carlos Berkenbrock - SC

Público
40.173 pagantes.
Cartões Amarelos
Corinthians-SP: Balbuena, Léo Príncipe
Palmeiras-SP: Moisés, Leandro Pereira, Gabriel, Thiago Santos

Cartões Vermelhos
Corinthians-SP: Léo Príncipe
Gols
Palmeiras-SP: Moisés 4' 1T, Yerry Mina 31' 2T
Corinthians-SP
Cássio;
Léo Príncipe, Vilson, Balbuena e Guilherme Arana;
Cristian (Marquinhos Gabriel); Camacho, Rodriguinho, Marlone e Lucca (Romero);
Gustavo.
Técnico: Cristovão Borges
Palmeiras-SP
Jailson;
Jean, Mina, Edu Dracena e Egídio;
Gabriel (Thiago Santos), Moisés e Tchê Tchê;
Dudu, Erik e Leandro Pereira (Róger Guedes).
Técnico: Cuca