Série C: América-RN vai disputar a Série D pela primeira vez

Será a primeira vez na centenária história do Mecão que, o clube jogará a quarta divisão do nacional

por Luiz Carlos Éden - Sorocaba

Natal, RN, 19 (AFI) - Na noite do ultimo domingo, o América-RN precisava vencer o Remo, fora de casa, pela ultima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, mas não conseguiu. O Mecão deixou o Estádio Mangueirão, em Belém-PA, com um empate sem gols, resultado que rebaixou o time potiguar à Série D como nono colocado do Grupo A, com 20 pontos, um ponto atrás do Salgueiro, primeiro fora do Z-2.

Após conhecer seu quarto rebaixamento a nível nacional nos últimos 10 anos, em 2017, o Alvirrubro potiguar ira disputar pela primeira vez em toda sua centenária história, a quarta e ultima divisão do certame nacional.

ELITE
Fundado em 14 de julho de 1915 (101 anos), o tradicional América Futebol Clube, de Natal, Capital do estado do Rio Grande do Norte, também chamado pela imprensa e torcedores de Mecão, Dragão, Orgulho do RN, América de Natal e Alvirrubro, já participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro (Série A) por 15 vezes, tendo sido a última há nove anos atrás.

Empate com o Remo-PA no último domingo rebaixou o América-RN para Série D
Empate com o Remo-PA no último domingo rebaixou o América-RN para Série D

SEGUNDA DIVISÃO
Em 2007, o clube foi rebaixado para a Série B como lanterna da competição, com apenas 17 pontos. O time americano divide com o Náutico, também rebaixado com 17 pontos em 2013, as duas piores campanhas registradas na elite do Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos.

Após a queda, o Alvirrubro potiguar disputou a segunda divisão do Brasileiro por três temporadas (2008, 2009 e 2010) e sempre lutando contra a degola. Porem, como ultimo colocado da Série B de 2010 foi rebaixado para a Série C.

QUEDA
Na terceira divisão de 2011, o América-RN ficou apenas uma temporada, conquistando seu retorno à Série B como quarto colocado. Depois de duas participações modestas na Série B - 2012 e 2013, em 2014 o clube terminou a competição na 17ª posição, com 38 pontos, e amargou nova queda à Série C.

Apesar de ter feito uma boa campanha na terceirona nacional de 2015, o Orgulho do RN não passou da primeira fase. O clube terminou na quinta colocação do Grupo A, com 29 pontos, dois atrás do Confiança-SE que fechou o G4 da chave.