Copa das Confederações: Chile e Alemanha caem no mesmo grupo; veja o soretio

Favoritos a fazerem a final da competição, seleções da Europa e da América do Sul se enfrentam logo na primeira fase

por Agência Estado

São Paulo, SP, 26 - Com apenas três times mostrando fôlego para brigar pelo título da edição 2017 da Copa das Confederações, dois deles teriam que cair no mesmo grupo. E o azar foi de Chile e Alemanha, que ficaram no Grupo B, com Portugal no A. O sorteio da competição foi

realizado neste sábado, em Kazan, na Rússia, pela primeira vez sem a participação do Brasil.

Desde que o torneio foi criado, em 1997, sempre o Brasil esteve presente, tendo conquistado o título das últimas três edições, em 2005, 2009 e 2013, depois de ter sido campeão também na estreia. A equipe ainda foi vice-campeã em 1999, perdendo do México. A França ganhou em 2001 e 2003.

Agora, só o México, entre os três ex-campeões, conseguiu classificação, tendo ganhado a Copa Ouro do ano passado. Os mexicanos estão no Grupo A, junto com Portugal (campeã da Eurocopa de 2015), da Nova Zelândia (da Copa das Nações do Oceania de 2016) e da Rússia, dona da casa. Ou seja: não deu certo a torcida do técnico Juan Carlos Osorio, que queria enfrentar o Chile para vingar o 7 a 0 da Copa América Centenário.

O Chile, vencedor da Copa América 2015 e da Copa América Centenário, de 2016, está na Rússia por causa do título conquistado no ano passado. No Grupo B, vai jogar contra a Austrália (campeã da Copa da Ásia de 2014) e da Alemanha, atual campeã mundial. A quarta vaga será de quem ganhar a Copa das Nações Africanas, em janeiro, no Gabão.