Curso para Treinadores de Futebol Sitrefesp foi concluído em novembro

Aproximadamente 80 inscritos participaram das atividades em quatro dias de curso

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 01 (AFI) - Com aproximadamente 80 alunos inscritos, foi concluído na última sexta-feira, 25 de novembro, a 48ª edição do tradicional Curso para Treinadores de Futebol Sitrefesp. O curso teve início na segunda-feira.

No primeiro dia, o presidente Emilio Miranda, os coordenadores do curso e diretores do sindicato, receberam os alunos para a entrega do material didático e abertura oficial do curso.

O Prof. Agnaldo Vignati (Coordenador) conduziu a abertura dando saudações aos presentes e explicando a importância do evento que aconteceria nos próximos cinco dias e logo em seguida, Prof. Emilio Miranda (Presidente) falou sobre a importância e o papel do sindicato junto aos treinadores e a importância da qualificação de cada um e oficializou a abertura do 48° CURSO PARA TREINADORES DE FUTEBOL, chamando para a aula de abertura, um dos fundadores do sindicato, ex-treinador Prof. José de Souza Teixeira.

Prof. Teixeira falou sobre sua experiência e vivência no futebol e abordou em sua aula o tema: “Conhecimento e decisões que fazem um treinador pertencer ao grupo dos vencedores”.

Breve intervalo e os alunos assistiram a segunda aula, ministrada pelo treinador Pedro Júnior. Pedro falou sobre “O papel ético fundamental do treinador de futebol”. O treinador fez uma dinâmica com os alunos, o que rendeu boas risadas e interação entre eles.

Ao final de todas as aulas, os alunos têm a oportunidade de fazer perguntas aos professores. Além de, nos momentos dos intervalos, há muito bate papo entre os alunos, professores, diretores do sindicato e coordenadores do curso.

Terça-feira foi o segundo dia de curso. Iniciamos o dia com a aula teórica do treinador argentino e instrutor AFA/FIFA, Prof. Luis Eduardo Lescuriex. Após, tivemos a presença de Carlos Alberto Parreira, treinador que participou de 10 Copas do Mundo. Parreira falou sobre “A longevidade do 4:4:2”. Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas para o treinador.

Após o almoço, mais uma aula com o treinador Luis Eduardo Lescuriex, mas, dessa vez, os alunos foram para o campo. O time Lausanne Paulista FC (Sub 17) gentilmente compareceu no curso e esteve a disposição do treinador para as aulas práticas.

Antes dos treinamentos com bola, o Prof. Luis Eduardo deu uma aula sobre a estrutura física do jogador de futebol. Em seguida, demonstrou diversos tipos de treinamentos com bola.

Para finalizar o segundo dia, os alunos tiveram um treino técnico/tático para goleiros, com o professor, presidente da ABTG, coordenador e preparador de goleiros do Santos FC, Ivan Garcez.

No terceiro dia, os alunos concluíram a aula de Metodologia de Treinamento com o técnico argentino Luis Eduardo Lescurieux, com a aula prática sendo acompanhado pelo Prof. Bebeto Stival, onde passou uma dinâmica de treinos cognitivos alinhados aos analíticos, com a equipe do NACIONAL AC (Sub-20). A tarde, foi a vez do técnico recém contratado pelo Corinthians (sub-17), Leandro Mehlich. O técnico ministrou duas aulas, teórica e prática, sobre transição e organização defensiva e ofensiva. Para a aula prática, o time do Lausanne Paulista FC (Sub 17), novamente compareceu no curso e esteve a disposição do treinador.

O penúltimo dia de curso iniciou na sala de aula, com o treinador do Santos FC (Sub-15), Luciano Santos. A aula foi sobre Jogos reduzidos e aplicação na metodologia de jogo. Após a parte teórica, os alunos seguiram para o campo para a aula prática, novamente com o time do Nacional AC (Sub 20)

Na parte da tarde, as aulas foram ministradas pelo auxiliar técnico do Santos FC (Sub-20), Emerson Ballio. Emerson falou sobre Metodologia de treinamento. No campo, foi finalizado o quarto dia de curso e a equipe do Lausanne Paulista FC (Sub 17).

Último dia de curso! Os alunos pediram ao Prof. Teixeira que falasse um pouco sobre Planejamento e assim, seguiu um bate papo sobre o assunto. Em seguida, foi iniciada a primeira aula, com Silvana Trevisan (pioneira do serviço social da base), a aula foi sobre o Serviço Social na Base.

A última aula do curso, foi ministrada por Rodrigo Braghetto, ex-árbitro de futebol, que falou sobre a arbitragem e regras do futebol, concluindo as aulas do nosso 48º Curso para Treinadores de Futebol.

Houve a entrega dos certificados e das credenciais, além do sorteio de muitos brindes para os alunos.