Premiado no exterior, curta-metragem baseado em 8 mil fotos desembarca no Museu do Futebol

ONIPRESENÇA foi selecionado para o 7º CINEFOOT, em dezembro. Obra experimental percorreu, entre outros países, Estados Unidos e Uruguai

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 24 (AFI) - O curta-metragem ONIPRESENÇA (dir. Anderson Rodrigues, 00:09:25, Cor, Brasil, 2016) coloca em discussão a produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. O filme é baseado na apropriação de 8 mil fotos de 14 profissionais – além do idealizador do projeto – presentes no clássico Corinthians e Palmeiras, dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

O curta, finalizado em julho de 2016, foi selecionado para participar do 7º CINEFOOT, um dos principais festivais de cinema de futebol do mundo e que ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro no auditório Armando Nogueira localizado no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Sua exibição será no dia 1º, às 20h30, e a entrada é gratuita. ONIPRESENÇA também estará em cartaz nos Estados Unidos, no dia 9 de dezembro, durante a 2ª Edição do ‘TWISTED OYSTER Experimental Film & Video Art Festival’, em Chicago.

“O projeto foi desafiador e levou um ano até sua conclusão. É puro processo. Posso dizer que considero ONIPRESENÇA um filme experimental inovador pois há pouquíssimas obras com a mesma linguagem. Para criar algo potente como artista, optei por três paixões do brasileiro: a fotografia, o futebol e o samba com rock metal. Ao colocar diante do espectador, pretendo gerar indagações sobre a produção fotográfica contemporânea, a quantidade de arquivos e a hibridização com o vídeo. É um bombardeio de imagens e sons para gerar reflexões e debates”, disse Anderson, jornalista e pós-graduado em Fotografia.

ONIPRESENÇA coloca em discussão a produção fotográfica
ONIPRESENÇA coloca em discussão a produção fotográfica
O filme, finalizado em julho de 2016, recebeu um prêmio em sua estreia internacional: a Menção Honrosa (categoria Vídeo Arte) durante o '8º Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte', em outubro, na Colômbia. No mesmo mês, foi eleito o melhor filme Experimental pelo '12 Months Film Festival', na Romênia.

ONIPRESENÇA foi selecionado pelos júris e fez parte das programações competitivas em novembro do '3º Festival de Cinema de Três Passos-RS' e do '8º LATINUY - Festival Internacional de Cine Latino de Punta del Este Uruguay'.

O FILME
Sem interferir na dinâmica dos fotógrafos, o diretor cria uma ficção destacada pelo processo criativo durante um ano iniciado com a montagem “manual” da ordem cronológica das imagens (sem utilização de time code), passando pelo tratamento e edição, discutindo a unicidade do olhar, escolha por apropriação de áudios e composição, além das trilhas sonoras inovadoras (samba com rock metal, por Alexandre de Orio).

ONIPRESENÇA leva o espectador para dentro de campo, onde é bombardeado com sequências de imagens de diversos ângulos e que retratam a atuação dos fotógrafos, do clique à publicação – ou não – na mídia. Uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a hibridização atual entre fotografia, televisão e cinema.

Confira o trailer em https://vimeo.com/170671069. Para ver o filme na íntegra, acesse o portal colaborativo de locação de filme independentes em https://indiehometv.festhome.com/ondemand_films/view_film/50926.

Serviço

Data: 01/12.

Horário: 20h30.

Filme: ONIPRESENÇA.

Evento: 7º CINEFOOT.

Local: Auditório Armando Nogueira, Museu do Futebol (Praça Charles Miller, S/N, São Paulo).

Contato: Museu do Futebol (11 3664-3848).

Ingresso: Gratuito (sujeito a lotação do espaço).