'Bola Livre' realiza festival para jovens da Fundação Casa em Sertãozinho

“O objetivo do projeto é usar o esporte como ferramenta de educação e reintegração social para esses jovens", disse a coordenadora

por Agência Futebol Interior

Sertãozinho, SP, 19 (AFI) - O projeto “Bola Livre Ano 2”, que está no segundo ano de atividades na Fundação Casa de Sertãozinho, promove nesta sexta-feira (21) o primeiro festival para os 100 adolescentes participantes. O evento está marcado para às 10h00 e contará com a presença dos alunos, professores, patrocinadores e autoridades.

Será o primeiro evento oficial do segundo ano do pioneiro projeto que já foi realizado entre 2014 e 2015, também na Fundação de Casa de Sertãozinho. A organização prepara uma cerimônia para que o projeto também seja apresentado ao público presente.

“O objetivo do projeto é usar o esporte como ferramenta de educação e reintegração social para esses jovens. Todos os alunos que estão internados são inseridos no ‘Bola Livre’, mas, alguns casos não participam por orientação médica. Sempre analisamos caso a caso”, disse a coordenadora pedagógica da Fundação Casa de Sertãozinho, Maria Luiza Domingos.

Para o presidente da Liga Desportiva Serranense, proponente do projeto, Edmilson Alves da Silva, o esporte tem esse poder catalizador na recuperação dos garotos. “O projeto vai tratar, além do aspecto esportivo, a questão da convivência em grupo e em sociedade, também preparando os adolescentes para a vida pós Fundação”, explica.

O projeto realiza quatro atividades semanais divididas em dois módulos para os adolescentes durante o período noturno para não prejudicar a rotina de estudo deles. “Além das aulas semanais, realizamos amistosos contra outros times para uma melhor integração com a sociedade e também para que nossos alunos possam demonstrar sua capacidade técnica para olheiros”, destacou Luiz Fernando da Silva, professor do projeto.

O projeto realiza quatro atividades semanais divididas em dois módulos para os adolescentes durante o período noturno - Foto: Martinez Comunicação
O projeto realiza quatro atividades semanais divididas em dois módulos para os adolescentes durante o período noturno
TESTE NO SÃO PAULO
Em 2015, no primeiro ano do “Bola Livre”, um dos alunos participantes do projeto teve a oportunidade de sair da Fundação para participar de uma avaliação para o São Paulo Futebol Clube. João (Nome Fictício), infelizmente não teve a oportunidade de ingressar em um grande time, mas passou a ser uma referência de sucesso do projeto.

O projeto é organizado pela Liga Desportiva Serranense, realizado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio da White Martins, Ache e RTE Rodonaves Transportes. O apoio é da Fundação Casa.