Brasileiro
A
B
C

Fifa confirma! Palmeiras foi o primeiro campeão do mundo


Publicado na sexta-feira,
30 de março de 2007

São Paulo, SP, 30, (AFI) - A Fifa reconheceu, nesta sexta-feira, que o Palmeiras também é campeão mundial, pela conquista da Copa Rio de 1951, que foi considerada uma competição mundial pela entidade máxima do futebol. O Alviverde fez, desde 2001, campanha para que o reconhecimento do título, liderada no início por Roberto Frizzo, ex-candidato à presidência do clube. O presidente do Palmeiras, Affonso della Monica anunciou oficialmente o título na tarde desta sexta-feira, exaltando que a luta para tornar legítima a conquista começou na gestão do ex-presidente Mustafá Contursi e Roberto Frizzo, último concorrente do atual presidente na disputa. Della Monica agradeceu também ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que faz parte do comitê executivo da Fifa e teve participação fundamental no processo, segundo o mandatário.



O Palmeiras pesquisou e fez um dossiê para tornar legitimo o título mundial na Fifa. O clube entregou a documentação à entidade no ano de 2004, desde então, membros do conselho e da direção do Palmeiras ficaram na expectativa para saber se seriam considerados campeões do mundo.

No ano de 1951, o Alviverde foi campeão da Copa Rio superando na final a Juventus, da Itália. O time brasileiro venceu o time italiano por 1 a 0 no primeiro confronto e empatou em 2 a 2 na outra partida. Na época, a escalação do Palmeiras era a seguinte: Fábio, Salvador e Juvenal; Túlio, Luiz Vila e Dema; Lima, Ponce de Leon (Richard), Liminha, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues.O time do Parque Antártica fez crescer a lista dos clubes brasileiros que já foram campeões do mundo, são eles: São Paulo, tricampeão, Santos, bicampeão, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional campeões uma vez cada. Entretanto, os únicos destes que venceram competições mundiais organizadas pela FIFA foram São Paulo, Internacional e Corinthians.

As outras conquistas, incluindo duas do Tricolor Paulista, foram do Mundial Interclubes, que confronta apenas o Campeão da Copa Libertadores da América com o da Liga dos Campeões da Europa.



O mais novo campeão mundial conquistou a Taça Libertadores em 1999, portanto, deveria jogar o Campeonato Mundial realizado no Brasil no ano seguinte, porém, a CBF decidiu inscrever o Vasco da Gama no torneio, com a justificativa de que o clube foi campeão da América em 1998 e deveria disputar o título com o Timão, para que houvesse um representante de São Paulo e um do Rio de Janeiro no mundial. O Corinthians foi campeão mundial em cima do Vasco nesse ano.O Alviverde aceitou a decisão, mas com a condição de que pudesse disputar o mundial em 2001, mas, isso não aconteceu. Por isso, fica no ar a pergunta: será que isso pesou na decisão da FIFA para sagrar o Palmeiras campeão mundial de 1951? Della Monica diz que não sabe se isso foi levado em consideração, mas afirma que o Palmeiras não usou isso como justificativa para exigir o título, apesar de admitir que a entidade pode ter levado em conta a gafe cometida pela entidade em 2001 .

 
Agência Futebol Interior
 
Compartilhe


 Veja Mais 
Listar todas
Quem Somos
|
Fale Conosco
|
Expediente
|
Anuncie no FI
|
Política de Privacidade e Uso
|
Anunciantes
© Copyright 1999-20102 Futebol Interior - Todos os direitos reservados