Paulista
A1
A2
A3

Como assim? Liderança do grupo não garante mando no Paulistão

O regulamento também aponta que cabe à FPF a decisão de onde serão realizados os clássicos da capital

Publicado na segunda-feira,
18 de novembro de 2013

São Paulo, SP, 18 (AFI) - A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta segunda-feira o regulamento do Paulistão/2014 e revelou que o torneio pode ter situações no mínimo estranhas. Um dos pontos mais discutíveis é que só dois times da cidade de São Paulo poderão jogar as quartas de final em casa.

 Confira! 

Após a fase de grupos, os dois primeiros de cada uma das quatro chaves se enfrentam nas quartas de final, com o primeiro colocado do grupo atuando em casa contra o segundo. Mas, se São Paulo, Corinthians (ou Audax), Portuguesa e Palmeiras avançarem em primeiro, só os dois de melhor campanha poderão jogar na capital paulista. Os demais são obrigados a atuar fora da cidade.

O regulamento também aponta que cabe à FPF a decisão de onde serão realizados os clássicos envolvendo os quatro grandes do futebol paulista: São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos. A tabela da competição, divulgada nesta segunda, aponta apenas a cidade onde serão os jogos, não os estádios.

As críticas sobre a possibilidade de um time ser campeão e rebaixamento no mesmo campeonato fez a FPF mudar a postura quanto ao rebaixamento. Pelo regulamento, se quatro times do mesmo tiverem as quatro piores campanhas, o segundo colocado (rebaixado) não avança às quartas de final, ficando a vaga com o melhor terceiro colocado das outras chaves.

Outra excentricidade do regulamento diz respeito ao Campeão do Interior. O título ficará com a equipe de melhor campanha ao fim da competição. Mas se algum time do interior chegar à final, ele não poderá ganhar o prêmio. Logo, a taça ficará com o melhor do interior desde que não seja finalista.

O regulamento aponta que, nas semifinais, a equipe de melhor campanha no somatório das fases anteriores joga em casa, contra a de quarta melhor campanha. Em caso de empate, o confronto vai para os pênaltis. Já na final terá direito de decidir em casa o time que tiver melhor campanha em toda a competição. Não há o critério dos gols fora.

 
 
Agência Estado
 
Compartilhe


 Veja Mais 
Listar todas
Quem Somos
|
Fale Conosco
|
Expediente
|
Anuncie no FI
|
Política de Privacidade e Uso
|
Anunciantes
© Copyright 1999-20102 Futebol Interior - Todos os direitos reservados