Paulista
A1
A2
A3

MINEIRO: Cruzeiro x Atlético, Novo Mineirão, duas torcidas... Isso que é abertura!

Rodada inaugural começa com quatro jogos neste sábado; Clássico agita o domingo

Publicado na sexta-feira,
1 de fevereiro de 2013

Belo Horizonte, MG, 01 (AFI) – Depois de dois anos e meio, o principal palco do futebol mineiro, o Mineirão, finalmente será reaberto. E em grande estilo. O Cruzeiro e o atual campeão Atlético reabrem um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, neste domingo, às 17 horas (horário de Brasília), pela rodada inaugural do Campeonato Mineiro.

 Confira! 

Mineirão será reaberto

O clássico é tratado como um grande evento. Primeiro, porque será o primeiro jogo oficial desde que o Mineirão foi fechado para reformas, em junho de 2010. Segundo porque o maior clássico de Minas não é disputado no local desde a fase classificação do Mineiro daquele mesmo ano.

Desde então, os duelos entre Galo e Raposa foram disputados no Parque do Sabiá (Uberlândia), Arena do Jacaré (Sete Lagoas) e Independência (Belo Horizonte), mas sempre com torcida única. O retorno do duelo com duas torcidas agitou a capital mineiro e a expectativa é para um público superior a 50 mil pagantes.

Para deixar o jogo inaugural ainda mais grandioso, a Federação Mineira de Futebol (FMF) mexeu seus pauzinhos e antecipou o clássico, que estava marcado para a terceira rodada. Com isso, as estréias de Atlético e Cruzeiro contra Tombense e América-TO, respectivamente, foram adiados para o meio de semana.

Cara novas e velhas
O técnico cruzeirense, Marcelo Oliveira, ainda não poderá contar com três de seus principais reforços: o meia Diego Souza e os atacantes Dagoberto e Henrique. O meio-campista ainda não foi regularizado. Já Henrique está lesionado. Dagol deve ficar na reserva já que ainda não reúne condições físicas.

Dagoberto deve ficar no banco

Por outro lado, o treinador deve contar com várias novidades no time titular. Entre os estreantes, estão o zagueiro Bruno Rodrigo (ex-Santos), o lateral-esquerdo Egídio (ex-Goiás) e os meias Ricardo Goulart (ex-Goiás) e Éverton Ribeiro (ex-Coritiba).

No Galo, o técnico Cuca apostará na base que fez sucesso no Brasileirão. As novidades podem aparecer na defesa e no meio. Como o zagueiro titular Leonardo Silva está lesionado, pode ser substituído pelo pentacampeão Gilberto Silva. O treinador tem dúvida na vaga de Danilinho, que deixou o clube. Araújo e Rosinei são os principais candidatos.

Pugliese quer surpreender

Outros jogos
Apesar do clássico, o Mineiro começa oficialmente no sábado, com quatro partidas. O tradicional América tenta acabar com o jejum de 12 anos sem título para levantar o caneco pela 16ª vez. O time comandado por Vinícius Eutrópio visita o caçulinha Araxá, de Ney da Matta.

Candidato a zebra a Caldense, do técnico Tarcísio Pugliese, recebe o Guarani, do treinador Leston Júnior, em Poços de Caldas. O também tradicional Villa Nova, cinco vezes campeão estadual, recebe o Tupi, em Nova Lima. Por fim, o Boa Esporte, de Sidney Moraes, joga contra o Nacional, em Varginha.

Regulamento
O regulamento do Mineiro é um dos mais simples do Brasil. Na 1ª fase, os 12 times se enfrentam em turno único, classificando-se os quatro melhores para a fase semifinal. Os dois últimos são rebaixados à Segunda Divisão.

Na semifinal e na final, os jogos serão disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão, respectivamente.

Confira os jogos do final de semana:

Sábado
16h

Boa Esporte x Nacional

17h
Araxá x América
Villa Nova x Tupi

19h30
Caldense x Guarani

Domingo
17h
Cruzeiro x Atlético (adiantado da 3ª rodada)

 
Agência Futebol Interior
 
Compartilhe


 Veja Mais 
Listar todas
Quem Somos
|
Fale Conosco
|
Expediente
|
Anuncie no FI
|
Política de Privacidade e Uso
|
Anunciantes
© Copyright 1999-20102 Futebol Interior - Todos os direitos reservados